Compartilhe este conteúdo:
A dor denominada crônica é uma enfermidade que afeta muitas pessoas por variados motivos, seja por saúde, má postura, sobrepeso, entre outros. E esse é uma questão que afeta profundamente a qualidade de vida de muitos pacientes, por isso, procurando devolver a mobilidade e qualidade de vida, médicos tem se debruçado sobre tratamentos para esses tipos de dores e há possibilidade de especialização na área para interessados.
Continue a leitura para saber mais:
Conheça o perfil profissional do especialista em medicina da dor
O médico especialista nesta área durante seu curso de pós-graduação será capacitado para realizar diagnósticos de forma detalhada e oferecer opções de tratamento para variados tipos de dor. Este é um profissional com habilidades abrangentes no campo médico, com uma visão sistêmica dos problemas que acometem a saúde dos pacientes.
Este profissional precisa ser capaz de trabalhar bem em equipe, ter boa comunicação e mostrar empatia são essenciais para aqueles que desejam se especializar nessa área. Afinal, é extremamente importante que o médico consiga estabelecer uma relação de confiança com cada um de seus pacientes, visando a conquista de bons resultados e na criação de um tratamento personalizado de acordo com as necessidades requeridas por cada paciente.
Trabalhando com uma equipe multidisciplinar
Este tipo de trabalho e especialidade exige uma abordagem multidisciplinar e bastante colaborativa de toda a equipe médica para chegar no objetivo desejado: o alívio da dor e retorno da qualidade de vida de cada paciente em tratamento. O trabalho em conjunto com diferentes áreas médicas garante um tratamento personalizado e um cuidado mais completo.
Estes são alguns dos médicos com os quais o profissional em medicina da dor terá que trabalhar em conjunto:
- Neurologistas;
- Ortopedistas;
- Reumatologistas,
- Oncologistas,
- Entre outros.
Entendendo como é feito o tratamento intervencionista da dor
O tratamento chamado de intervencionista da dor refere-se à prática médica que atua com alguns objetivos específicos, tais como:
- Promover o alívio imediato da dor;
- Entregar um diagnóstico preciso de origens dolorosas;
- A realização de testes guiados por imagem;
- O tratamento especializado de distúrbios que causam dor.
As técnicas intervencionistas, tanto diagnósticas quanto terapêuticas, têm avançado de maneira significativa e se somam ao tratamento farmacológico e não farmacológico, sendo essenciais para o tratamento global da dor crônica e aguda. A prática intervencionista visa oferecer soluções personalizadas e eficazes para o manejo da dor, de forma adequada.
O que se aprende na especialização em Medicina da Dor?
Se você está em busca de maiores detalhes sobre o que você irá aprender na pós-graduação, saiba que aqui na Faculdade e Instituto Nikola Tesla oferecemos aos nossos alunos uma formação completa e estrutura de ponta para te receber. Na modalidade híbrida, nossa especialização oferece flexibilidade para você conciliar seus estudos com sua agenda de trabalho e ainda manter você atualizado sobre as novidades da medicina focados para essa especialidade.
Aqui vão alguns conteúdos que você verá em aula:
- Conceitos e características da dor: introdução aos conceitos básicos, diagnósticos e principais síndromes dolorosas.
- Dor neuropática e tratamentos: classificação, diagnóstico diferencial e terapias aplicadas a diversas dores neuropáticas.
- Manejo da dor musculoesquelética: abordagens de diagnóstico, intervenção e reabilitação para dores musculares e articulares.
- Dor em situações especiais: particularidades da dor em pacientes com câncer e na área de cuidados paliativos.
- Saúde da mulher e da criança: tratamentos específicos para dores em mulheres e crianças, incluindo cuidados paliativos e dor oncológica.
Faça sua pós-graduação em Medicina da Dor no Programa de Educação Médica da FINT e aprenda com professores dedicados e especializados na área para te guiarem nesta jornada de conhecimento. Nossa pós-graduação é composto por 5 módulos com atividades teóricas e práticas, com discussões de casos clínicos e estudos de intervenção para as dores com foco especialmente em anatomia, fisiologia, farmacologia e técnicas intervencionistas.
Ficou interessado? Então não perca tempo! Entre em contato com nosso time comercial pelo WhatsApp ou agende uma visita à sede da FINT, será um prazer te receber e apresentar nosso espaço completo.
Isabela Andrade
Analista de Mídias Sociais
Jornalista pela PUC-Campinas e especialista em Marketing pela ESALQ/USP.