Compartilhe este conteúdo:
Os chamados bioestimuladores de colágeno tem ganhado grande destaque no mercado da estética, devido sua alta tecnologia e na entrega de resultados rápidos e muito naturais.
Para os pacientes que sonham em rejuvenescer a pele e restaurar o colágeno, essa é uma ótima alternativa. Entenda como ele funciona na prática e tudo o que você precisa saber para iniciar nessa área promissora da estética.
Qual é a ação dos bioestimuladores na pele?
Quando os bioestimuladores de colágeno são aplicados de forma segura e em locais estratégicos na pele do paciente, eles estimulam a renovação da produção de colágeno, o que dá maior sustentação para a pele, diminuindo rugas de expressão e sinais de envelhecimento.
Além da face, é possível também realizar a aplicação em outras partes do corpo, como abdome, coxas, glúteos e tórax, e para tratamento da celulite.
Casos em que o uso são mais indicados?
O uso dos bioestimuladores são mais indicados para os seguintes casos:
- Casos de pele do rosto fina e sem elasticidade;
- Braços, coxas e glúteos flácidos;
- Perde de contorno no rosto;
- Marcas de expressão;
- Casos de celulite.
As opções mais conhecidas no mercado dos bioestimuladores
Existem muitas opções e marcas de bioestimuladores no mercado e esses são alguns dos mais recomendados pelos especialistas. Veja a lista abaixo:
Ácido polilático
Atua principalmente na reestruturação da pele, as marcas mais conhecidas são Sculptra® e o Elleva®. Eles correm risco de formação de granuloma, por isso, recomenda-se fazer massagens depois de aplicados.
Ácido D polilático
Comumente conhecido no mercado como AestheFill ®, recentemente lançado, é o que há de mais recente na tecnologia de uso do colágeno. Neste caso, não necessita realizar massagens após aplicação.
Hidroxiapatita de cálcio
Da marca Radisse®, apresenta ótimos resultados quando aplicado. Outra opção mais nova no mercado é o da marca HarmonyCa® que une colágeno e ácido hialurônico em sua composição.
Pontos estratégicos para a aplicação
Os bioestimuladores de colágeno podem ser aplicados de forma estratégica na região da bochechas, mandíbula, queixo, pescoço e colo. E vale mencionar que não é recomendado que a aplicação seja realizada em áreas consideradas mais sensíveis como: lábios, olhos, nariz ou testa.
Riscos oferecidos pelos bioestimuladores
Como qualquer outro procedimento estético, este também apresenta riscos, por esse motivo é essencial que você profissional da área da saúde esteja preparado para explicar em detalhes tudo à respeito do procedimento a ser realizado. Conheça quais riscos são esses abaixo:
- Reações adversas no local da aplicação: como inchaço, sensibilidade, coceira ou dores;
- Infecção: As infecções estão diretamente ligadas a assepsia do local de aplicação, bem como a esterilização dos materiais;
- Reações alérgicas: em casos raros, pacientes podem ter reações alérgicas e a consequente formação de granulomas ou reações inflamatórias graves.
Estude na Faculdade e Instituto Nikola Tesla
Agora que você está por dentro dessa fascinante área da estética, que tal conhecer melhor o nosso curso de aprimoramento profissional de Bioestimulador e Regenerador Celular.
Na modalidade híbrida, com 20 horas de duração, você irá aprender nas aulas teóricas e práticas durante 3 dias de curso o necessário para sair confiante para realizar aplicações seguras e eficientes em seus pacientes.
Faça parte da primeira turma, aulas dias 22, 23 e 24 de novembro, unidade da FINT em São Paulo.
FINT, Construindo futuro e transformando carreiras.
Isabela Andrade
Analista de Mídias Sociais
Jornalista pela PUC-Campinas e especialista em Marketing pela ESALQ/USP.