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Da sala de aula a prática clínica: Como os estudantes de medicina estão sendo preparados para o mercado.

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Uma graduação entende-se que a teoria é um salto para os estudantes que buscam aprender sobre a origem, história e desenvolvimento da área, logo são conhecimentos relevantes para a formação, entretanto as aulas práticas também são fundamentais para esse processo e tornam o ensino completo, além de eficaz por simular como será o mercado mas com a segurança do suporte de um professor especializado.

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O cenário da medicina no Brasil reforça, ainda mais, a necessidade de uma formação sólida. Segundo projeções da Demografia Médica no Brasil 2025, o país deve alcançar 1.152.230 médicos em atividade até 2035, o que corresponde a uma razão de 5,25 médicos por 1.000 habitantes. Esse aumento expressivo no número de profissionais destaca a importância de uma formação diferenciada, que vá além do conhecimento teórico e prepare os futuros médicos para lidar com as complexidades do atendimento ao paciente.

Neste contexto surge a necessidade de existir instituições preparadas para o mercado que contemplem, em todos os âmbitos, a expectativa dos alunos em sua jornada acadêmica, afinal quem fará a escolha do curso que é aderente aos seus objetivos, será o próprio estudante, entretanto não é uma tarefa simples, ainda mais com tantos cursos que surgem diariamente no Brasil como mostra a pesquisa demográfica médica (2025) que diz – o número de cursos de medicina no Brasil triplicou em um intervalo de 20 anos, passando de 143 para 448 escolas no país.

Ao observar os dados reparamos que atualmente é indispensável uma pesquisa prévia para que a escolha do curso que atende as necessidades dos estudantes seja feita de maneira consciente e responsável. Neste momento surge a reflexão: O que, de fato, o estudante deve priorizar na hora de escolher um curso de pós-graduação em medicina? Será que basta olhar apenas o corpo docente ou o nome que a instituição carrega? Acredito que cada aluno terá seu pensamento individual que desperta seu desejo em fazer parte do curso, entretanto não podemos negar que certos tópicos tem de ser observados e colocados na balança para que futuramente o então estudante, se torne um profissional realizado e preparado para os desafios que virão. Diante disso, destaco os principais pontos a serem notados na hora de escolher um curso que vá agregar para sua carreira.

Infraestrutura e clínica escola

A infraestrutura adequada e coerente com o ensino oferecido é o primeiro passo para identificar como será o seu desenvolvimento e preparo profissional. Aulas laboratoriais, supervisionadas e bem equipadas fazem diferença para aprendizagem prática e atendimento ao cliente, além de estimular o aluno a sair da teoria e viver o mercado. Por exemplo, na Faculdade e Instituto Nikola Tesla, FINT-Faculdade e Instituto Nikola Tesla a clínica escola tem um papel fundamental pois os alunos de pós graduação atendem pacientes reais, desenvolvem habilidades técnicas, raciocínio clínico e postura ética. Tudo em ambiente seguro e alinhado às exigências dos conselhos profissionais

Metodologia de cronograma e inserção na prática

É essencial que o curso tenha uma metodologia estruturada e gradual para inserir os alunos na prática clínica com aulas diversificadas e dinâmicas, alternando entre teoria e prática para vivenciar a profissão em ambiente supervisionado e por fim, com segurança, experimentarem atendimentos reais mas sempre com professores especializados para dar suporte.

Vivências práticas reais e simulações clínicas

A autonomia do aluno deve ser levada em consideração, pois é fundamental que ele se sinta pronto para os atendimentos e administração de suas tarefas, as quais apenas o estudante pode definir a melhor forma de executá-las em seu dia a dia. Para exemplificar, mais uma vez, destaco as aulas oferecidas pela FINT como procedimentos faciais e corporais na área de estética, uso de tecnologias como radiofrequência e ultrassom, até práticas integrativas, como acupuntura e terapias combinadas, sempre com supervisão e com foco na aprendizagem integral da medicina.

Formação humanizada e completa

Além da prática, a formação deve buscar o equilíbrio entre técnica e ética, desenvolvendo no estudante uma postura humanizada e empática. Esse aspecto impacta diretamente a qualidade do atendimento ao paciente e a confiança do futuro profissional no mercado de trabalho.

Contudo, mais do que escolher um curso de medicina ou uma pós-graduação, trata-se de escolher o local onde a teoria encontra a prática e, principalmente como o aluno desenvolve as competências necessárias para atuar com segurança, propósito e transformando atendimentos em cuidado de vidas, mas antes é crucial que ele cuide de suas escolhas enquanto aluno para em breve colher os frutos da dedicação.

Enrico Da sala de aula a prática clínica: Como os estudantes de medicina estão sendo preparados para o mercado.

Dr. Enrico Ferreira Martins de Andrade

Médico urologista com formação pela UNICAMP, especialização em cirurgia robótica em Harvard (EUA) e doutorado pela UNIFESP.

Coordenador e avaliador de cursos de Medicina.