blog-image

BIOMÉDICO: UM PROFISSIONAL A FRENTE DO SEU TEMPO

A Biomedicina é a profissão que pode atuar em diversas áreas da saúde, pode se desenvolver no atendimento, ensino e pesquisa. O Profissional Biomédico pode trabalhar em hospitais, laboratórios, indústrias de vacinas ou alimentos, pode trabalhar no setor privado ou público, pode trabalhar como perito criminal, também pode trabalhar no campo como analista ambiental promovendo a sustentabilidade da natureza, ou ainda atuar como autônomo e ter sua própria clínica de análises clínicas, acupuntura, ambientalista, estética, inúmeras outras áreas e também em equipes maiores como, por exemplo, o Biomédico Fisiologista do esporte que atua no sentido de melhorar o desempenho dos atletas de alto rendimento.

A Biomedicina sempre teve uma grade curricular nas faculdades muito flexível e isso permite uma profissão muito ampla com enorme mercado de trabalho. O Biomédico tem muitas opções de emprego. A Biomedicina abre muitas possibilidades, são mais de 30 habilitações, por exemplo, pode trabalhar com Reprodução Humana, ajudando casais a terem filhos, trabalhar no diagnóstico por imagens, seja na tomografia ou ressonância magnética, pode ser um perito criminal, prestar concurso público e integrar a força policial da sua cidade, o Biomédico pode se dedicar a área da beleza e oferecer saúde estética, abrir sua própria clínica de estética ou ser funcionário em outra grande clínica, não apenas em laboratório de análises clínicas, mas também na área de ensino e pesquisa se dedicando a dar aulas em faculdades, conviver com alunos, participar e organizar congressos e realizar pesquisas.

Quando o mercado fica saturado em uma área o Biomédico pode atuar em outras áreas, a Biomedicina está sempre na frente porque está envolvida com tecnologia e pesquisas, por exemplo, foi uma Biomédica, recentemente, a primeira profissional a sequenciar o vírus corona da Covid-19 no Brasil.

No mundo de hoje, no qual mudanças ocorrem rapidamente, escolher a Biomedicina é muito recomendável devido à flexibilidade da profissão. O Biomédico é o profissional que consegue acompanhar essas alterações do mercado de trabalho.

Atualmente as pessoas não podem mais se dedicar apenas a uma área específica de trabalho, em todos os setores é necessário que o profissional faça uma integração entre grandes áreas, seja na área de exatas, engenheiros ou humanas como advogados, e a Biomedicina permite essa integração facilmente, por exemplo, veja só a Habilitação em Biomedicina Informática, o Biomédico consegue atuar com saúde e informática ao mesmo tempo, exemplo disso é a Inteligência Artificial, onde softwares conseguem dar diagnóstico de lesões e doenças melhor e mais preciso do que grupos de médicos juntos, o Biomédico que tiver uma inclinação para área de computadores pode escolher trabalhar como informata da saúde.

Há Biomédicos que após a formação preferem morar fora do nosso país, há Biomédicos espalhados no mundo todo, em inúmeros países o profissional é bastante requisitado, devido às variadas qualidades que adquirem durante a faculdade. São tantas as áreas de atuação do Biomédico que o aluno ao ser formar se identifica não apenas com uma área, mas com várias áreas de atuação, por esse motivo jamais ficará sem atividade profissional.

As outras profissões da saúde precisam estar sempre em busca do futuro e muitas vezes o profissional não consegue estar atualizado, na Biomedicina é diferente, na verdade é como se o futuro encontrasse a Biomedicina, porque é característica nata dessa profissão ser de vanguarda, o Biomédico sempre foi avançado, sai da faculdade por natureza própria a frente do seu tempo.

Design-sem-nome-15 BIOMÉDICO: UM PROFISSIONAL A FRENTE DO SEU TEMPO
Maurício Gomes Meirelles