blog-image

Uma Gota no Oceano: Plantando Esperança e Mudanças

Nesta última semana de setembro de 2024, A Faculdade e Instituto Nikola Tesla finalizou a compra de sementes de plantas nativas para distribuir para clientes e parceiros. Um singelo gesto, como uma gota caindo no vasto oceano da esperança de construir uma vivência mais harmônica com o ambiente. No entanto, embora seja uma gota, quando unida a outras, tem o poder de gerar ondas de mudança. Já pensou nesta perspectiva?

No cenário atual de emergências climáticas, essas pequenas ações são os primeiros passos para uma transformação maior, tanto em termos ecológicos quanto na sensibilização e conscientização de toda a comunidade. Afinal, antes de conscientizar, é necessário que aconteça uma ação que permita que uma comunicação seja estabelecida. A entrega de uma semente pode parecer simples, entretanto pode ser um canal para que uma conversa ainda maior e com uma maior proporção se inicie.

mother-son-plating-together-1024x683 Uma Gota no Oceano: Plantando Esperança e Mudanças

E qual seria essa conversa?

No primeiro momento, inicia-se a análise de que as sementes representam o início de um ciclo de renovação, preservação e respeito pela biodiversidade brasileira. Tanto quem entrega, quanto quem recebe é convidado a refletir sobre como pensar no ambiente e realizar uma ação a seu respeito. Afinal, ao escolhermos plantas nativas, estamos nos comprometendo com a restauração de ecossistemas locais, a investigar em qual vegetação essa semente é adequada e capaz de se desenvolver. Consequentemente, inicia-se uma ação para cultivar espécies endêmicas, a conservar a vegetação nativa e promover um meio ambiente mais saudável para a nossa e as futuras gerações.

A partir desse ponto da conversa, acredito que já pensou na necessidade de começarmos a ser agentes de transformação em nosso meio e investigar ações que sejam significativas na redução dos impactos que causamos no ambiente.

Mas, é possível fazer isso no dia a dia?

A resposta é sim, conseguimos contabilizar até mesmo o quanto emitimos de gás carbônico (CO2) conforme realizamos nossas atividades no dia a dia, como os tipos de alimento que consumimos, o descarte de lixo, o consumo de energia elétrica por meio de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e luz elétrica, bem como o tipo de transporte que utilizamos. Dito isso, meu convite é que busque calcular essa emissão diária de CO2, chamada de pegada ecológica, e assim consiga analisar pontos possíveis de mitigação em sua rotina.

Essa iniciativa de conservação e de repensar hábitos mais harmoniosos com meio ambiente, é parte de um movimento global necessário. Proteger e replantar as espécies nativas não apenas contribui para a recuperação de áreas degradadas, mas também para a preservação de uma região. Cada planta que brota das sementes adquiridas é uma vitória contra a degradação e o desmatamento, além de ser um passo concreto em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os que remetem à vida terrestre e da ação climática.

Portanto, esse pequeno ato de comprar e plantar sementes é um símbolo de esperança e compromisso com um futuro mais sustentável. Cada planta que cresce nos lembra que a transformação começa em pequenos gestos, mas que, somados, podem gerar impactos significativos. Pode ser apenas uma gota, mas essa gota faz parte de um oceano de possibilidades e estamos apenas começando a navegar em direção à conservação, preservação e restauração ecológica, as quais urgem de atenção e iniciativas a respeito.

Foto-de-perfil-para-redes-sociais-gradiente-simples-3-150x150 Uma Gota no Oceano: Plantando Esperança e Mudanças

Maria Eduarda da Silva
Mestranda em Meio Ambiente e Recursos Hídricos