Compartilhe este conteúdo:
Introdução
A acupuntura faz parte da (PICS) Práticas Integrativas Complementares, tratam-se das atividades terapêuticas que ajudam a obter resultados satisfatórios com uso da medicina tradicional chinesa. Na atualidade, a acupuntura e sua eficácia médica é difundida em diversos países, e o Brasil se adequou bem a prática. Quer saber mais? Leia nosso artigo completo.
O que é a Acupuntura?
É uma prática milenar que promove o tratamento de uma série de condições físicas, mentais e também emocionais por meio de estímulos em pontos específicos do corpo do paciente, para alívio de tensões, dores e mal-estares. Esses estímulos, normalmente são feitos com agulhas finas, que ajudam na promoção da saúde e bem-estar.
A Acupuntura e sua origem chinesa
Evidências arqueológicas permitem supor que essa técnica surgiu no continente asiático, especificamente na China, há mais de cinco mil anos. E através da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), os antigos mestres chineses definiam as doenças que afetavam o corpo como alterações provocadas por fatores externos como o frio, calor intenso, umidade e fatores emocionais, nutricionais e alimentares.
A Acupuntura no Brasil
Em nosso país a prática da Acupuntura foi reconhecida como especialidade Médica em 1995 pelo (CFM), Conselho Federal de Medicina, e dois anos depois, em 1998 pela (AMB) Associação Brasileira de Medicina e regulamentada também pelo (COFFITO) Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Na atualidade, no país, contamos com mais de 10.000 profissionais especialistas em Acupuntura, e para obter o título realizam uma prova após o término do curso preparatório realizado pelo (CMBA) Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura.
O que a ciência diz sobre a Acupuntura?
Para a ciência a Acupuntura possui efetividade clínica para o tratamento de dores: musculares, pós-operatória, cefaleias diversas, reabilitação pós-AVC entre outros. De acordo com estudos recentes, a eficácia da técnica vem sendo confirmada em vários países do mundo, em 38 estudos realizados, a acupuntura tem se mostrado muito eficaz na redução moderada de dores lombares em uma período entre 2 a 4 semanas.
Os estudos no ramo da acupuntura acontecem com a finalidade de apoiar os profissionais da saúde e pesquisadores na construção de ações de saúde baseadas em evidências científicas. Este recurso terapêutico integra desde 2006 a lista do (PICS), Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS).
A técnica usada atualmente
Na atualidade, cada vez mais pacientes tem buscado a técnica da Acupuntura, que estão em busca de uma melhora na qualidade de vida, apresentando melhora efetiva e baixa porcentagem de efeitos adversos. A tendência mostra que cada vez mais a acupuntura será aplicada à pediatria, ortopedia, ginecologia, e assim por diante, o que irá garantir cada vez mais resultados positivos para os pacientes.
A Acupuntura dói?
A técnica quando realizada por um profissional especializado, é indolor, com o uso de agulhas estéreis que são descartadas após o procedimento, são muito finas, podendo ser comparadas à fios de cabelo, por isso quase não causam dores. No entanto, dependendo do quadro de saúde do paciente, podem haver incômodos significativos.
Nos casos dos processos inflamatórios mais acentuados como: miosites, tendinites e bursites a dor pode surgir de maneira localizada.
Frequência de tratamento e casos indicados
A frequência é determinada de caso a caso, tudo depende que você profissional especializado faça uma avaliação adequada no seu paciente. Normalmente o recomendado é que sejam feitas sessões semanais até que a dor suma.
O tratamento com a temperatura é indicada principalmente para o tratamento de problemas gastrointestinais, tensão muscular e estresse. Dores crônicas (como as ortopédicas ou as provocadas pelo lúpus), distúrbios de sono e ansiedade também são problemas que podem ter os sintomas diminuídos com uso da técnica.
Conheça os cursos de Acupuntura da FINT (Faculdade e Instituto Nikola Tesla)
Para você que busca uma especialização de alta qualidade, a FINT é o seu lugar!
Temos duas modalidades de curso na técnica da acupuntura: A Pós-Graduação e a imersão prática de menor duração, opções perfeitas para você escolher a que melhor se encaixa na sua rotina.
Vem ser FINT você também!
Isabela Andrade
Analista de Mídias Sociais
Jornalista pela PUC-Campinas e especialista em Marketing pela ESALQ/USP.