Compartilhe este conteúdo:
Existem aqueles que não gostam de ler e existem aqueles que são aficionados pelos livros, mas uma coisa é fato: os benefícios de se cultivar o hábito da leitura, são inúmeros.
O hábito da leitura vem sendo deixado de lado, devido as novas tecnologias. Antigamente, as pesquisas eram feitas em livros e enciclopédias e agora, passam a ser feitas através da internet, com mais fácil acesso a conteúdos em vídeo, imagens e áudios, dificultando o interesse na leitura.
Porém, para aquele que lê, existem inúmeras possibilidades de viajar para vários lugares e viver em mundos e histórias diferentes, além de participar de experiências que vão além do mundo real, mas que dialogam com a realidade, o que permite novos aprendizados e reflexões.
Quem lê, tem liberdade de pensamento, de informação e de criatividade, permite que tenhamos empatia com alguns personagens diferentes, pois estão inseridos em “realidades” diferentes da nossa e aprendemos a nos colocar no lugar do outro.
Ler diariamente, também permite estabelecer uma conexão entre as palavras que lemos e as que usamos ao falar, e quanto mais vemos uma palavra escrita, mais facilidade temos de lembrar como escrevê-la e usá-la, logo, quem tem o hábito da leitura, consegue ter uma maior riqueza de vocabulário ao falar e ao escrever.
A leitura também ajuda a diminuir o stress, proporciona diversão e entretenimento. Imaginar os lugares ou os personagens, nos faz focar nas histórias e esquecer as tarefas, além de ser um ótimo exercício para imaginação.
Essa liberdade que a leitura nos proporciona, nos faz pensar fora da caixa, exercitar o pensamento crítico e a capacidade de refletir sobre os conflitos.
Como dizia Monteiro Lobato, um dos principais autores da literatura infantil, “Quem mal lê, mal ouve, mal fala e mal vê”.